Os deserdados da fé são os ateus, que não aceitam os benefícios concedidos àqueles que se curvam às evidências da crença e que a cultura leiga insiste em cultuar, em nome de uma suposta liberdade de opinião. Contudo, seria um bom começo se pudéssemos vislumbrar o dia em que a modernidade passasse a ser mais tolerante com as manifestações sagradas da fé religiosa.

Nossa Senhora de Lourdes
A vida parece justificar-se por si mesma, como ocorre com os animais inferiores. Não obstante, a espécie humana possui algo diferente, uma insatisfação permanente com relação ao que experimenta, a consciência de suas fragilidades e seus limites naturais. Ora, isto se deve à presença em nós de um ESPÍRITO que se coloca em nós como um desafio permanente de superação. Daí os apelos de nossa fé.
Pois que nós seres humanos nos encontramos possuidores de aspirações transcendentes, importa que tenhamos concretos motivos para nos aderirmos a uma atitude de humildade, que são muitas, dependendo apenas de nossa aceitação, pelas evidências ou testemunhos que a História nos oferece.
De início, o fenômeno de JESUS CRISTO representa um momento diferencial na história humana, no qual Ele desempenhou um papel sobrenatural, alçando-se à condição de Filho de Deus. Sua ressurreição dos mortos nos iguala, como espécie humana, no privilégio de podermos também usufruir da esperança sonhada de sobrevivência, como nos inspira o Espírito.
Em complemento, a ocorrência de fenômenos além de suas condições naturais representa para nós uma indicação segura de que na Natureza há algo além de suas condições normais baseadas apenas em seus determinismos materiais, abarcando desde o mundo dos átomos até alcançar o macrocosmo. Que o planeta Terra, ao gerar seres humanos, se encontra privilegiado no telefinalismo de seus propósitos, eis uma realidade que ultrapassa os limites da pura materialidade.
Em complemento, contam-se aos milhares as aparições sagradas de Nossa Senhora interferindo na história das pessoas, uma graça espontânea de Sua Bondade. Eis um testemunho concreto de como há forças transcendentes interessadas na superação de nossos limites, uma transformação muito desejada, mas muito sofrida pelas restrições de nossa natureza.