Como podemos constatar, diante da complexidade do real, há em nós a presença de uma intuição semelhante em todas as consciências individuais, procurando obter uma compreensão unificada para tudo o que ocorre e nos afeta. Ora, este comportamento peculiar só pode ter como causa a presença em nós de um Espírito Transcendente que nos capacita a ter essas aspirações, selos das características especiais que revestem nossa espécie.
Não obstante, em primeiro lugar, temos que reconhecer que no surgir de nossos pensamentos, eles não aparecem seguindo uma linha direta em sua ocorrência, nos levando a constatar como eles são virtuais e dependentes de inúmeros fatores aleatórios, como a imaginação, as intuições, o hábito e as inspirações momentâneas, como constataram HENRI BERGSON e GILES DELEUZE, entre outros.
Por outro lado, a ciência tem comprovado que suas maiores descobertas foram resultados de intuições momentâneas ocorridas até mesmo durante o sono, como um fiat luminoso a despertar novas leis e soluções. Ora, isto não ocorre de forma natural, nos demonstrando que a verdade das coisas é mágica, de características místicas.
Igualmente, há inúmeros casos de gênios precoces, cujas explicações espiritualistas soam como graças divinas, em WOLFGANG AMADEUS MOZART, LOPE DE VEJA, ARTHUR RIMBAUD, PASCAL e GUSTAVE MAHLER, como também entre centenas de crianças tidas como superdotadas, sem dúvida que expressam uma realidade espiritual que nos comprovam, com abundância, a excepcionalidade das interconexões espirituais.
Ora, isto nos certifica que a presença do Espírito em nós é a causa principal dessas ocorrências, oferecendo um sentido para todas as coisas, inclusive dos males que tanto nos afligem, ultrapassando a indiferença da Natureza para com eles. Conforme nos indica a ciência, até os átomos possuem características que se conformam à nossa psique, se comunicando a distância, e comprovando assim a existência de uma realidade universal de interligações comunicativas. Em complemento, os milagres e as orações constituem os casos mais concretos da força consciente do Espírito, ao nos colocar na presença virtual com as dimensões celestes, que se constituem em verdadeiros laços de amor e simpatia recíprocos. Para nós humanos, as interconexões místicas nos revelam a variedade e a intensidade que as dimensões espirituais têm para conosco, como as inúmeras aparições de Nª SRA, em Lourdes, Fátima ou Aparecida, derramando em abundância um caudal de graças e recuperação da saúde para todos os seus devotos.