O conceito de astrobiologia, criado pelo antropólogo francês RENÉ BERTHELOT (1872/1960), representa uma abordagem moderna referente às relações existentes entre os astros e a vida humana, que já era conhecida como astrologia, ou o conhecimento das influências celestes em nossa vida. Mesmo com esse reconhecimento, soube determinar a analogia profunda que os distingue, não mais considerando o céu como a morada dos deuses.
.A aproximadamente 3.000 anos a. C., a humanidade iniciou a ruptura do domínio mitológico com o aparecimento de grandes impérios no Oriente Médio, na China e na Índia, que se caracterizaram pelo surgimento do sentido individual e universal da cultura, pois que se encontravam impedidos pela era do mito.
O surgimento da ideia de lei natural como requisito necessário à manutenção da paz coletiva foi a exigência imposta à coletividade, sustentada igualmente pelo surgimento de uma hierarquia social e pública de forte poder autoritário. Data desta época a construção das pirâmides.
O meio ambiente também contribuiu com sua parcela de importância no surgimento de tal modelo, como ocorreu com as enchentes periódicas do rio Nilo, a confluência dos rios Tigre e Eufrates, o rio Amarelo, permitindo assim o desenvolvimento de culturas agrícolas de larga escala.
No sec XV a. C. o faraó AKHÉENATON substituiu os cultos tradicionais dedicados aos deuses do Egito (Amon-Ra), pelo culto unificado ao deus Sol (Aton), fornecendo, com isso, sua contribuição na universalização das práticas religiosas, possivelmente aceitáveis também por outros povos. De pouca duração, não obstante serviu como inspiração futurista.
Na continuidade, o que se destaca nesse futurismo é a ideia profunda de que os astros e também nosso ambiente estão relacionados, um holismo de causas e efeitos, que segundo as palavras de um sábio chinês: “o tao que se manifesta no céu pelo sol, manifesta-se também no coração do homem”. Estamos, pois, diante de uma unidade que tudo compreende.
Também, há um devir inteligente do mundo, moira, que determina o estilo de vida de cada um, de tal forma que todos estariam submetidos à vontade dos deuses. A alquimia poderia contribuir na descoberta dos mecanismos desses propósitos, fazendo surgir os primeiros laboratórios de pesquisa.