Pois que todas as nossas percepções de contrariedades repousam no Espírito, será através d’Ele que haveremos de encontrar a superação de tudo que se nos apresente como negativo. Sem dúvida, nossa dependência a causas materiais é que dá origem às contrariedades que sofremos, mas que, no final, não são mais do que momentos de transformação, pois que sua realidade é virtual.
-A-B = +AB
Em consequência, o desafio que Ele nos propõe consiste em encontrar maneiras adequadas na compreensão de todas as contrariedades que nos afetam, sejam doenças, acidentes ou mesmo a morte, tornando-as aceites com a naturalidade exigida pelos percalços que a vida nos impõe. Esta é uma tarefa alcançada pelos avanços da cultura, mas que só pode ser transcendida por meio da crítica, da filosofia e da religião.
Assim, por meio dos recursos que a sensibilidade cultural nos ensina, haveremos de ter hábitos saudáveis, praticados com zelo em nossa diuturnidade, com vistas a obter saúde e vida prolongadas. Neste caso, qualquer excesso nos será prejudicial, tendo em contrapartida a prática de hábitos morigerados, como nos ensina, desde muito, a sabedoria oriental.
Outro fator importante é o desenvolvimento de nosso saber, fundamental para que, com ele, alcancemos compreender os mistérios que o Universo encobre em seus arcanos. O patrocínio do saber deve ser uma das mais importantes tarefas de qualquer governo, formando cidadãos esclarecidos e competentes.
Lamentavelmente, o Estado parece estar perdendo a guerra em todas as suas frentes de combate, tornando-se incapaz de educar o seu povo, diminuir o crime organizado, combater as milícias destrutivas, combater o tráfico de drogas, despoluir o meio ambiente. É como se as forças do mal estivessem obtendo vantagem, desde algum tempo a esta parte.
Por isso, nosso recurso é apelar às forças divinas que tudo criou, recorrendo à sua transcendência, na esperança de que a própria humanidade encontre formas mais saudáveis de convivência, com menos conflitos e menos egoísmo. Com o uso de meios pacíficos, cremos ser possível superar tantas contrariedades, indo além delas por meio de uma dialética que as supere, tornando o negativo apenas como oportunidade de sua superação, pois este é o destino final do projeto criador, segundo podemos vislumbrar.