Diversidades e diferenças

As diferenças geram as diversidades, a partir da riqueza com que elas moldam a realidade criada. Contudo, as diversidades dizem respeito mais ao ontológico, enquanto as diferenças dizem respeito mais ao ideológico, pois as diversidades se referem mais às realidades, enquanto as diferenças dizem respeito mais às opiniões. Por isso, incumbe-nos fazer uma distinção cautelosa de como elas devem ser tratadas.

Em si é igual a Para Si.

A partir do mundo subatômico, as partículas ou ondas são diferentes em suas reações, provocando diversidades que vão se refletir no mundo macrocósmico, o que significa garantir a riqueza e variedade do mundo criado. Isto não obstante, podemos verificar que há diversidades naturais e culturais, estas últimas ainda dependentes de fatores impostos pela Natureza, enquanto as diferenças resultam de apreciações de valor, compatíveis com o grau de sua aceitação pelo nível de democraticidade tolerada pela sociedade.

Podemos dizer então que as diversidades giram em torno do em si ou a consistência ontológica oferecida pelas contingências, enquanto as diferenças giram em torno do para si, ou as influências que a cultura humana estabelece, na congruência de sua evolução. Trata-se de dois aspectos que são autônomos, mas que se complementam em suas diferenças, como diria HEGEL.

Há diferentes biomas, diferentes cores, diferentes raças, assim como diferentes sexos, que os diferentes níveis culturais deverão considerar em suas homologias e suas dessemelhanças, sempre respeitando suas características, o que não é fácil de se conseguir. O segredo é agir com tolerância.

No âmbito político, há deferentes nacionalidades, cada qual defendendo seus interesses, que naturalmente descambam em conflitos bélicos, ameaçando constantemente a paz mundial, como tanto desejou IMMANUEL KANT. Assim, a cada momento, somos surpreendidos com rebeliões sociais, determinadas por divergências ideológicas, pois, como afirmou KLAUS VON CLAUSEWITZ, a guerra é a política por outros meios.

Contudo, cremos que o desenvolvimento da cultura humana seria de grande valor nos propósitos de contemporizar as diversidades, diminuindo as diferenças. Os anseios pela unidade cultural é um propósito distante mas factível em suas potencialidades.